31 mar

Diretor: incentive o uso da tecnologia em sua instituição de ensino

A tecnologia faz parte da rotina diária dos alunos e de muitos responsáveis, portanto, a instituição de ensino que deseja destacar-se precisa investir em tecnologia. Há utilitários tecnológicos incríveis, que podem estabelecer a diferença entre uma aula dinâmica e uma aula maçante. Sabemos que os alunos aprendem quando estão motivados e os equipamentos tecnológicos são ferramentas que possibilitam ao professor vivenciar a total interação entre os alunos e a aprendizagem.

Entretanto, muitos professores ainda se sentem intimidados pela tecnologia e evitam fazer uso dela em suas aulas. Cabe ao diretor da instituição de ensino a tarefa de fazer com que seus professores se interessem e descubram como eles podem enriquecer suas aulas através da tecnologia disponível.

De que formas o gestor de uma instituição de ensino pode incentivar seus professores a usar a tecnologia em sala de aula?

 

  • Dando o exemplo

Se o gestor quer que seus professores utilizem tecnologia em suas aulas, é primordial que a instituição de ensino também use a tecnologia para o controle da área financeira, pedagógica, de marketing, na secretaria e no almoxarifado. O uso de um sistema de gestão educacional de última geração permitirá que todos os setores de sua instituição estejam interligados e funcionem perfeitamente. Por meio de relatórios, como o de notas e frequências, por exemplo, os professores perceberão a importância de ter as documentações de suas aulas organizadas. Esse já é um primeiro passo para despertar nos professores o interesse pela tecnologia.

  • Levando em conta a rotina do professor

Os professores são geralmente muito atarefados e quase não dispõem de tempo livre. É fundamental que o gestor procure conciliar os treinamentos com os horários disponíveis que os professores possuem. Devemos nos lembrar que os educadores não precisam tornar-se experts em tecnologia da educação. O crucial é que eles consigam incorporar com sucesso as táticas que a tecnologia proporciona para o enriquecimento de suas aulas. Também é essencial mostrar que a tecnologia fará parte das aulas deles justamente para otimizar o tempo, e não o contrário.

  • Preparando as mudanças gradativamente

Ensinar os professores a trabalhar com as novas tecnologias é um processo que deve ser feito paulatinamente, uma vez que a intenção não é a de assustar o educador, mas sim encantá-lo. Portanto, não se pode demonstrar várias tecnologias ao mesmo tempo, a fim de não deixar o professor confuso e desestimulado, mas sim garantir que cada passo que ele está vendo ele poderá incorporar em suas aulas com sucesso. Aos poucos, ele adquirirá cada vez mais conhecimento tecnológico.

  • Demonstrando uma aula

O diretor da instituição de ensino ou o coordenador pedagógico deverá apresentar uma aula aos professores utilizando as tecnologias que deseja que o corpo docente utilize em seu dia a dia. Essa aula precisa ter objetivos claros: não podemos nos esquecer que a tecnologia precisa ser usada de modo que beneficie a aprendizagem do aluno.

Essa apresentação deve ser simples, porém empolgante, para ganhar a atenção e a adesão dos professores aos softwares utilizados. É necessário demonstrar ao professor o que ele pode fazer de inovador e que há infinitas possibilidades de turbinar suas aulas.

  • Fazendo com que a tecnologia faça parte da rotina dos professores

Cada professor deve ter seu e-mail corporativo e os recados e mensagens devem ser enviados por meio deste veículo, de um aplicativo de comunicação escolar ou do portal da escola. Através dos e-mails a coordenação pedagógica pode enviar ideias práticas para utilizar a tecnologia em qualquer disciplina. Além disso, a instituição de ensino precisa ter uma homepage deslumbrante e que esteja sempre atualizada, para que alunos, professores e responsáveis a acessem.

  • Contando com uma equipe de apoio tecnológico

O corpo docente necessita ter um suporte técnico sempre a postos para qualquer eventualidade e sempre que surgirem dúvidas. Esse time de apoio precisa estar constantemente disponível para auxiliar os professores quando se fizer necessário. Um sistema escolar de ponta possui uma equipe que faz o treinamento dos professores e está permanentemente pronta a ajudá-los quando for preciso.

  • Cuidando de todos os equipamentos tecnológicos

Obviamente, para que a escola tenha um bom uso da tecnologia, ela deve proporcionar ao professor todos os equipamentos tecnológicos necessários e os dispositivos precisam estar sempre em dia com relação à sua manutenção.

  • Deixando os educadores trabalharem coletivamente

Com a tecnologia, é possível estabelecer uma maior interação entre os professores. É primordial que eles possuam tempo para trocarem ideias e criarem projetos entre si. A interdisciplinaridade beneficia tanto alunos quanto professores.

  • Visitando as salas de aula

É viável que o diretor escolar compareça às vezes nas aulas, a fim de verificar como está sendo feito o uso da tecnologia pelo professor. Porém é importante avisar sempre o professor antes da aula, para que o educador não se sinta coagido, mas sim que o gestor tenha uma postura aberta no sentido de auxiliar o professor em sua jornada tecnológica.

  • Promovendo encontros tecnológicos

O diretor pode promover eventos para os professores discutirem práticas tecnológicas educacionais, como por exemplo um café tecnológico, no qual os educadores se reunirão para tomar um café, comer um bolo e discutirem práticas pedagógicas. Durante esses eventos, é primordial que haja sempre uma apresentação usando tecnologia de algum professor desinibido e inovador. Os professores que farão as apresentações devem voluntariar-se preferencialmente, e prepararem-se com bastante antecedência. Depois pode haver uma discussão a respeito da apresentação.

  • Separando fundos para a tecnologia

A escola precisa ter um fundo de caixa destinado à compra e manutenção de materiais tecnológicos. Além disso, utilizando esse fundo, cabe ao gestor a decisão de instituir prêmios aos professores que fazem uso das tecnologias em suas aulas.

  • Estando a par das novidades

A tecnologia educacional está sempre se inovando, e o gestor escolar necessita saber quais são as inovações nessa área, para estar sempre um passo a frente da sua concorrência.

Diretor escolar, é sua função estimular seus professores para o bom aproveitamento das novas tecnologias, com o intuito de transformar sua escola em referência de inovação e ensino de qualidade.

Nesse quesito, a ITCore vem de encontro à proposta de inovação tecnológica com excelência. A ITCore é uma empresa sólida, especializada em educação tecnológica e parceira educacional Microsoft. O objetivo é unir a capacidade administrativa escolar com as tecnologias surpreendentes e transformar radicalmente as aulas de sua escola com o que há de mais inovador nesse mercado. Acesse nossa página e descubra como podemos ajudar você.

Share this

Leave a reply